quarta-feira, 5 de dezembro de 2007



Mudança na rotina ‘podem prevenir cancro da mama

Cancro da mama pode estar relacionado a estilo de vida
Pequenas mudanças no estilo de vida das mulheres poderiam impedir um em cada dez casos de cancro da mama até 2024, segundo um estudo da organização Cancer Research UK.
Entre as alterações na rotina estariam a prática de exercícios, a amamentação euma redução no uso de terapias hormonais e no consumo de bebidas alcoólicas.
Max Parkin, que conduziu a pesquisa, diz que as terapias hormonais de longo prazo foram identificadas como o principal factor de risco a ser atacado e tem esperanças de que seu uso continue a cair nos próximos cinco anos.
Ele afirmou ainda que, para alcançar a redução no número de casos de câncer de mama, o índice de obesidade deveria cair para os níveis dos anos 80.
Cinco passos contra o cancro da mama
Redução das terapias hormonais
Redução da obesidade
Mais exercícios físicos
Redução no consumo de álcool
Amamentação
Cancer Research UK
O pesquisador também recomenda que as mulheres façam trinta minutos de exercício cinco vezes por semana nos próximos três anos e pede que não consumam mais de duas unidades de álcool por dia, o equivalente a uma taça de vinho ou a uma lata de 500 ml de cerveja.
Parkin também destaca os benefícios da amamentação contra o cancro da mama e afirma que o ideal seria que as mães amamentassem por pelo menos 6 meses.
Sara Hiom, da Cancer Research UK, no entanto, faz uma ressalva: "Cada mulher deve fazer escolhas sobre sua saúde baseada em suas circunstâncias particulares - por exemplo, se há motivos médicos que indicam a necessidade de uma terapia hormonal e os benefícios do tratamento pesam mais que as desvantagens".
Especialistas lembram também que a idade aumenta o risco de cancro da mama e que mesmo mulheres com estilo de vida saudável devem fazer o auto-exame e as mamografias.
"Quanto mais cedo o cancro da mama é detectado, maiores são as hipóteses de sucesso do tratamento", diz a médica Sarah Cant, da Organização Não-Governamental Breakthrough Breast Cancer.



Nenhum comentário: