quarta-feira, 12 de dezembro de 2007



Assistência ao Parto


O parto é a saída do feto do útero materno. Pode ser visto como o oposto da morte, dado que é o início da vida de um individuo fora do útero. A idade de um indivíduo é definida em relação a este acontecimento na maior parte das culturas.



O que é que acontece no parto?
O parto é constituído por três etapas: dilatação, expulsão e dequitadura.
Dilatação: O colo do útero, por onde o bebé passa para sair, começa a encurtar e a dilatar até cerca de dez centímetros. As contracções tornam-se cada vez mais regulares e próximas. É o período mais demorado do trabalho de parto, podendo demorar de 12 a 16 horas, por vezes mais, num primeiro filho.
Se lhe apetecer levantar e andar, pergunte à enfermeira se o pode fazer. Quando estiver deitada, procure virar-se para o lado esquerdo, para facilitar uma melhor oxigenação do feto.No início e durante a contracção, deve inspirar profundamente pelo nariz, como se estivesse a “cheirar uma flor ”, e expelir o ar pela boca, como para “apagar uma vela”. Quando a contracção terminar, inspire e expire profundamente. No intervalo das contracções, respire normalmente, relaxando o mais possível.
Expulsão: Começa quando a dilatação estiver completa. Pode demorar de 20 a 40 minutos no primeiro filho. O feto desce ao longo da bacia e acaba por sair para o exterior através da vagina e da vulva. Pode ser necessário efectuar um pequeno corte do períneo (espaço entre a vagina e o ânus), para facilitar a saída do feto e evitar “rasgaduras” perineais ou do ânus.
A sua ajuda na fase de dilatação é preciosa. Procure seguir as instruções que lhe são dadas.
Em cada contracção, inspire profundamente e, depois, não deixe sair o ar enquanto faz força. A seguir, expire. Aproveite o intervalo entre duas contracções para descontrair e recuperar as forças.
Dequitadura: Depois do nascimento do bebé, a placenta e as membranas que envolveram o feto saem por si (se não saírem, o médico tira-as). Deve permitir que lhe massajem a barriga para ajudar a placenta a desprender-se do útero.

Parto Cesariana

É uma técnica cirúrgica para partos que constitui num corte feito na pele acima da linha dos pêlos púbicos, abrindo-se a parede abdominal e, depois, a parede uterina. Pode ser transversal ou longitudinal. A incisão da pele, como também a uterina, mais utilizada actualmente é a transversal. As maiorias das cesarianas são realizadas porque o trabalho de parto está progredindo muito lentamente.



PARTO NA ÁGUA. O parto na água consiste em aproveitar o relaxamento que a água transmite, ajudando a mãe a não sentir as tão dolorosas dores de parto, pelo que é necessário cobrir a barriga da mãe com água aquecida dos 35º aos 37º de modo a que o bebé quando nasça não sinta diferença da temperatura ambiente a que estava habituado dentro da barriga da mãe; isto caso a mãe queira e possa ter o bebé dentro de água. Caso contrário, a água pode só ser aproveitada como elemento de relaxamento durante o trabalho de parto sob a forma de chuveiro, numa banheira normal ou mesmo numa banheira de hidromassagem, podendo a mãe sair da banheira para ter o bebé caso não queira ou não possa ter o bebé dentro de água.
- AS VANTAGENS DO PARTO NA ÁGUA. O parto na água promove á mãe ter um parto mais relaxado, sem tantas dores, enquanto que ajuda o bebé a nascer mais rápido e a ser mais calmo durante a sua vida futura, dado que a água aclama.A água proporciona a um maior relaxamento dos músculos, pelo que a mãe se pode movimentar melhor, podendo adaptar uma posição mais cómoda.Segundo especialistas, o parto na água é extremamente seguro, e em cerca de 45.000 nascimentos no Mundo não houve complicações para a mãe nem para o bebé.- AS DESVATAGENS DO PARTO NA ÁGUA. As únicas contradições que se colocam em relação ao parto na água são em casos de alguns partos considerados de risco, como por exemplo os prematuros; os casos em que o bebé nasça com um peso entre 4000 e 4500 gramas.
Fonte: wikipédia

Nenhum comentário: